sábado, 4 de fevereiro de 2012

DICAS SUGESTÕES E CUIDADOS
ESPECIAIS COM SEU ENRUGADINHO

Ao adquirir um cão você deve ter em mente suas responsabilidades quanto á ele. um Shar-pei precisara de companhia, um check-up semanal, passeios diário de pelo menos 15 minutos, além de água e comida .
O cão ,ao chegar em sua nova casa, já deverá ter para ele duas vasilhas, uma para comida e outra para água, ração de boa qualidade, uma escova para sua pelagem, uma guia ou coleira para passear e uma cama.

O Shar-pei é um cão maravilhoso, possuidor de um caráter forte, calmo, afetuoso e leal, o que o torna carinhoso com aqueles que o cercam, especialmente seu dono, de quem adora receber carinhos e atenção Costumo dizer que quem tem o privilégio de conviver com um Shar-pei, não consegue mais viver sem a companhia de um enrugadinho!!!!!



A CHEGADA



O primeiro dia de seu Shar- pei em casa será uma experiência traumática para ele. em um ambiente estranho, sem entender o que está acontecendo, ele precisará de um tempo para um reconhecimento da casa. Deixe-o vontade para cheirar todo o território, vigiando-o de perto, mas sem intervir diretamente.
prepare, desde o primeiro dia, uma cama, para caso ele deseja dormir e descansar.
A cama poderá ser desde um lençol ou um cobertor velho até a própria cama do dono. Existem camas próprias para cães em pet-shops, se for esse o seu desejo, não importando qual seja o caso, tenha a certeza de que o cão não passará muito frio ou calor. um local protegido de vento e chuva, com sua "cama" ou cobertor deve sempre estar á disposição. tenha sempre a certeza de que a cama está limpa, verificando diariamente o estado dela.
Mantenha sempre uma vasilha com água fresca para ele. não tente ficar mudando a vasilha de água de lugar. procure escolher um lugar específico para as horas da refeição, e mantenha lá a vasilha de água.
A água pode ser filtrada ou não dependendo da qualidade dela no lugar em que vc morar.recomendo o uso exclusivo de água filtrada até a terceira dose de vacina, quando o sistema imunológico do cão estiver mais forte.


E quanto as lições sobre onde e quando fazer as necessidades podem, e devem, começar no primeiro dia, seja tolerante a esse respeito. no começo pode ser difícil para o filhote se adptar a seu novo ambiente, e erros serão normais. o filhote já está acostumados a fazer suas necessidades em cima do jornal, se for esse seu desejo, após alimentação mostre a ele o local que você escolheu. Ele aprenderá rapidamente se for ensinado com calma.
Escolha um local adequado para servir de "banheiro"coloque varias camadas de jornal no local e tente fazer com que o filhote vá fazer suas necessidades lá.


A ração para filhotes deve ser oferecida até que o animal complete 1ano de vida. após isso, passe a oferecer ração para cães adultos.filhotes devem receber alimentação pelo menos três vezes ao dia. quando adultos, pelo menos duas vezes ao dia.de uma ração de boa qualidade , alimento super premium.


HIGIENIZAÇÃO:




PÊLO: escovar o cão é um sinal de carinho e amizade. além disso ,estimula a circulação sanguínea na pele e possibilita, ao mesmo tempo, que seu dono aproveite para fazer um check-up dessa forma recomendamos que ela seja feita pelo menos uma vez por semana.
verifique se não há carrapatos ou pulgas. essas pragas são uma das principais causas de doenças, e podem ser facilmente combatidas com o uso de frontline, um produto que recomendo;nunca use coleiras anti pulgas ou talcos inseticidas, pois o shar-pei possui uma pele que absorve facilmente qualquer veneno, e esse produtos podem fazer mal ao seu cão.enquanto estiver escovando procure, também, por falhas no pêlo. essas podem ser indicativas de fungos e bactérias, ou mesmo de alergias.no caso de falhas, procure um veterinário e peça para fazer uma cultura.


BANHOS: o shar-pei é um cão extremamente limpo, que raramente apresenta mau cheiro. os banhos podem e devem ser mensais, usando um shampoo de uso especial para cães. não é necessário o uso de condicionador. todos cão possui uma oleosidade, resultado em mau cheiro e num pêlo fraco e morto. se quiser limpar seu cão, sem dar banho, escove-o e depois passe um pano úmido em seu corpo. faça isso diariamente, ou no mínimo uma vez a cada três dias. vc terá menos trabalho e seu cão será mais saudável.
quando for dar banho tenha muito cuidado para não entre água nos ouvidos, shar-pei são especialmente propensos a infecções nos ouvidos. o ideal é que vc coloque um pouco de algodão no ouvido durante o banho para impedir que a água entre.tenha cuidados também para que não vá sabão nos olhos.
a pele do shar-pei é altamente absorvente. dessa forma evite usar xampus contra pulgas e carrapatos, e sempre enxágue muito bem seu cão. quando achar que enxaguou o bastante, enxágue de novo. assim vc evitará futuros problemas alérgicos.
seque cuidadosamente seu cão com uma toalha e depois, de preferência, com o uso de um secador de cabelos. por possuirem muitas rugas o shar-pei é um cão difícil de secar. A umidade nas dobras podem causar fungos e bactérias, que poderão causar graves problemas de pele.Dê preferência a um dia com sol, e deixe seu cão livre para escolher entre o sol e a sombra. nunca prenda seu cão no sol, pois os shar-peis são mais propensos a pegar insolação do que a maioria das raças.

OUVIDO:o ouvido deve ser verificado no mínimo semanalmente. shar-peis possuem as orelhas coladas e, por isso, pouca circulação de ar dentro delas. isso facilita a produção de fungos e bactérias, fazendo do shar-pei um cão mas suscetível a infecções de ouvidos.eu recomendo uma loção da ECO-DOG para limpeza de orelhas.




OLHOS:os olhos também devem ser verificados semanalmente. eles devem estar bem abertos e não podem estar lacrimejando excessivamente.
A grande maioria dos shar-peis possui uma doença chamada entrópio, onde o excesso de rugas faz com que a pálpebras se dobre para dentro. quando isso acontece, os cílios raspam na córnea. irritando e machucando. Se o problema não for tratado, ele pode rapidamente levar á cegueira total.Se olho de seu cão começar a lacrimejar, ou se ele começar a manter o olho mais fechado, ou se ainda ele começar a coçar o olho, passe chá de camomila gelado ou epitezan, uma pomada oftálmica humana. espere o dia seguinte para ver o resultado e, se o olho não melhorar, consulte seu veterinário o mais rapidamente possível.


VERMÍFUGAÇÃO


Mantenha sempre um controle mensal com os vermífugos até os seis meses de idade, depois uma dose a cada três meses.EU RECOMENDO: DRONTAL ,ENDOGARD OU PANACUR.


LIMPEZAS:


Deve -se evitar uso de desinfetantes e alvejantes, no pisos de canis e em áreas de permanência dos animais. para lavagem do piso é interessante o uso de desifetantes especiais para canis,eu recomendo HERBALVET T.A.


COMBATE A PARASITAS:
NO CASO DE PULGAS E CARRAPATOS RECOMENDA-SE O USO DE FRONTLINE SPRAY.

VACINAÇÃO

a vacinação é a forma mais importante de prevenção de doenças infecto-contagiosas,pois independente da raça, tamanho, idade, alimentação ou origem do seu animal, ele estará sempre sujeito ao ataque de agentes infecciosos que chegam através de contato com outros animais, do ar que respiram e até mesmo da mão humana.
Para ser bem sucedida, a vacinação deve ser seriado, isto é seguindo corretamente os reforços prescritos pelo Médico veterinário. Além disso ,o animal deve gozar de plena saúde ao ser vacinado, estando livre de parasitoses e quaisquer outros distúrbios orgânicos.


O ESQUEMA DE VACINAÇÃO QUE USO É O SEGUINTE:


AOS 42 DIAS- 1º DOSE DA VACINA MÚLTIPLA (V10)
AOS 63 DIAS- 2º DOSE DA VACINA MÚLTIPLA (V10)
AOS 84 DIAS- 3º DOSE DA VACINA MÚLTIPLA (V10)
AOS 105 DIAS- 4º DOSE DA VACINA MÚLTIPLA (V10) +
1º DOSE DA VACINA CONTRA GIÁRDIA
AOS 126 DIAS- 2º DOSE DA VACINA CONTRA GIÁRDIA +
1º DOSE DA VACINA ANTI-RÁBICA.




Anualmente deve-se repetir todas as vacinas em dose única, mas nunca todas no mesmo dia.no máximo duas por dia com intervalo de no mínimo 21 dias para se aplicar as outras duas.
o esquema vacinal pode variar de acordo com Médico Veterinário e as vacinas devem ser sempre aplicadas por um Médico Veterinário.
Não passeie com seu cão e evite contato com outros cães (adultos e filhotes) antes de completados 15 dias da última dose de vacina, pois até esse momento, seu cão não estará completamente imune ás doenças.
Recomendamos a aplicação da vacina contra Leishmaneose após os 4 meses. Até lá o uso da coleira escalibur e de repelentes de citronela para evitar a leishmaneose.